quarta-feira, 4 de julho de 2007

Auto-ajuda é Psicologia?

(Epicuro, fiólosofo da Roma Antiga:
o bisavô da auto-ajuda?)


Essa pergunta é comum. Eu defendo que auto-ajuda não é Psicologia.

O trabalho do psicólogo é sempre casuístico ("cada caso é um caso") e depende de uma avaliação do(s) cliente(s) em questão.

A auto-ajuda, ao contrário, se fundamenta na idéia de que há fórmulas de ajuda que são universais, vão funcionar, para aquele tema, com qualquer tipo de pessoa, em qualquer circunstância. Não é necessário, pois, ouvir o cliente, compreendê-lo. Apenas se administra as fórmulas de ajuda, imediatamente.

Penso que essa é a maior diferença entre auto-ajuda e Psicologia.

Acho mesmo que auto-ajuda é uma cria da Filosofia, e não da Psicologia. Se estudarmos a árvore genealógica dos bestsellers de auto-ajuda, vamos descobrir que os primeiros foram escritos por filósofos modernos, na Europa, como os manauis de etiqueta social na França do século XVIII. Antes disso, filósofos da Roma Antiga, como Epicuro, já eram pagos por César para dar palestras motivacionais às suas tropas.

Talvez os primeiros livros de auto-ajuda tenham sido os manuais de ética que Epicuro escreveu para os oficiais de César. Esses ensinavam a "felicidade do servo": a humildade, o conformismo e a obediência às leis do universo e do Império como fórmulas universais da felicidade.

Concluindo: auto-ajuda não é Psicologia. É filosofia... barata!

2 comentários:

Anônimo disse...

Desculpe comentar um post extremamente antigo, mas vc nao estaria equivocado em citar epicuro?
O Hedonista/atomista, herdeiro de aristipo de cirene e demócrito de abdera? O escravo que comprou o jardim, visando um mundo de júbilo e liberdade? Seria o Epitecto, um estóico, o sujeito que vc queria citar?

Anônimo disse...

Estes livros de auto-ajuda são "cópias-autênticas" do "master-mind" (tempestade cerebral) de Napolleon Hill. Notem que a forma de escrever (texto) são idênticas aos ensinamentos de Hill.
Pode-se classificar todas as obras de auto-ajuda como plágios.
Tbém concordo c/ o comets anterior.