domingo, 8 de julho de 2007

"Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes"




O conceito deste livro é simples: uma pessoa pode ser gerida tal qual uma empresa







"Os Sete Hábitos..." é um clássico da auto-ajuda dos EUA, e só pode ser entendido levando-se em conta o contexto cultural norte-americano, especialmente do autor, Stephen Covey, líder mórmon do estado "red sock" de Utah.

Já no título ele diz ao que veio: ensinar hábitos. Isto é, mudança de fora pra dentro (semelhante ao clássico "Como fazer amigos e influenciar pessoas", veja no primeiro post deste Blog). Em seguida, o uso do termo "pessoas eficazes" mostra como Covey, que é consultor empresarial, pensa o leitor. O objetivo do livro é a aumentar a eficácia, isto é, produtividade de resultados no leitor. Esses "resultados pessoais" são entendidos como bens morais que a pessoa tem para ofertar e assim contribuir para a vida em sua comunidade. (Algo bem mórmon!).

Como ele faz isso? Através de princípios morais. Antes de adquirir os 7 hábitos, o leitor precisa seguir princípios imutáveis de conduta (a parte moralista do livro,que é levemente tocada), como lealdade, coragem, pureza, etc.

Em seguida, os 7 hábitos, agrupados em 3 classes:

A) Vitória interior

1. Seja proativo, acredite que você é responsável pela sua vida, pare de reclamar e faça.

2. Tenho objetivos claros. Saiba o que você quer!

3. Saiba priorizar. Primeiro vem o mais importante, e isso é uma escolha moral.

B) Vitória exterior

4. Aja de uma forma em que todos saiam ganhando

5. Seja um bom ouvinte

6. Crie sinergia no grupo, liderando por princípios morais.

C) Renovação

7. Às vezes pare e tire uma folga. Um repouso sabático para relaxar e aprender coisas novas.

Se você prestou atenção, notou que os 7 hábitos são um manual empresarial para a vida pessoal. Ou seja, ele parte de uma visão da vida como uma carreira, que tem muito da cultura dos EUA, especialmente dos mórmons e religiosos do meio-oeste em geral, para os quais o trabalho e o dinheiro são dons divinos que engrandecem a vida.

Particularmente, acho que esses hábitos certamente aumentarão sua eficácia (como pessoa que precisa produzir algo na vida) e o grande mérito do livro foi compilá-los numa lista lógica e vender como uma fórmula de consultoria organizacional para indivíduos.

Mas não gaste 35$ para estudar esse livro. Porque o livro em si é uma série de historinhas morais sobre os hábitos, muita encheção de lingüiça. E você já leu a essência, isto é, a fórmula organizacional dele, aqui no meu Blog! :D

Um comentário:

Emerson Luís disse...

Você diz que Covey ensina a mudança de fora para dentro, mas sua própria postagem mostra que ele ensina exatamente o inverso.

Este livro é muito mais profundo do que sua postagem faz parecer.

* * *