segunda-feira, 23 de julho de 2007

"Filho Rico Filho Vencedor"





Apenas mais do mesmo. E ainda por cima mais caro!




Desta vez custa 59$90! (O primeiro da série, "Pai Rico Pai Pobre", custa hoje 29$90). Além de mais papel e volume, o livro não muda em nada do primeiro. Basicamente os mesmos conceitos e filosofia do primeiro livro, acrescido de duas coisas:

1) uma tipologia de perfis financeiros possíveis para seu filho, em Investidor, Dono, Patrão e Empregado. Kiyosaki prescreve que devemos ensinar nosso filhos primeiro a ser padrões e donos, almejando que se tornem investidores (estágio final do desenvolvimento financeiro, quando a pessoa não precisa mais trabalhar para viver: vive de rendimentos de seus ativos).

2) uma série um tanto desconexa de dicas de como preparar as crianças, dentro de casa, para serem investidores, donos de negócios, patrões.

Minha maior crítica a esse livro é que Kiyosaki se propõem a ensinar um importante tema para crianças (educação financeira) sem parecer levar em conta teorias do desenvolvimento infantil, motivação, modelos de aprendizagem, etc. O livro apenas oferece dicas que devem ser pescadas pelo leitor.

Faz falta uma teoria geral que dê estrutura pro que ele diz. Sem esse rigor conceitual, a obra parece mais uma daquelas sacolas de onde se tira versinhos inspiradores pro cotidiano.

Um ou outra dica é boa, como esta

"P: Quando devo falar de dinheiro com meu filho?"
"R: Quando ele demonstrar interesse. Não importa a idade"


Cito também a dica de dar mesada numa curva crescente de valor conforme a idade, junto a bônus por serviços domésticos, mas parar quando a criança tiver condições de ter um emprego simbólico, como cortar a grama dos vizinhos, para fazer seu próprio dinheiro.

Mas é isso que o livro é: um apanhado de dicas, escritas de uma forma meio desorganizada e prolixa. Sim, prolixa. Até acho que ele iria fazer muita grana se lançasse uma versão "Leitura Rápida", de apenas 20 páginas.

Nenhum comentário: