sexta-feira, 30 de novembro de 2007

"Quem mexeu no meu queijo?"

Uma das coisas mais bobinhas que eu já li...


Como esse é um bestseller muito citado, tive que ler para denunciá-lo para vocês, caros leitores. Mas não comprei: peguei um exemplar na BU-UFSC e mandei ver. Não digo que li porque livros assim não são lidos, mas apenas folheados.

Ok, ok.. eu já fui esperando uma bomba, pois o autor, Spencer Johnson, também escreveu "O Gerente-Minuto" (já postei sobre neste Blog. Procure nos posts de setembro)

A começar pelo formato... Letras imensas, páginas com apenas uma frase, vastos espaços em branco. Tudo feito para fisgar quem não está habituado a ler. Detalhe bizarro sobre o texto: a palavra "queijo" se repetia quase 5 vezes por página, numa verdadeira "lavagem cerebral" que mais irritava que qualquer outra coisa.

Já o conteúdo... Alguns amigos se reencontram depois de anos sem se ver e notam como as coisas mudaram. Um deles conta uma parábola sobre mudanças, para amenizar o clima. A historinha de dois ratos e dois homens em um labirinto, procurando um queijo que muda de lugar. Os dois ratos são as nossas "partes simples", instintivas, que fazem as coisas de forma tranquila. Os dois homens são nossas "partes complexas", i.e., emoções, pensamentos e outras coisas que tendem a tornar tudo mais complicado que é. O queijo é o objetivo da vida (qualquer um) e o labirinto é a vida repleta de obstáculos, imprevistos e afins, como ela de fato é.

Moral da história: mudanças são coisas simples e fazem parte da vida, encare-as com naturalidade e aprenda a se adaptar.

Então
esse é o tão falado "Quem mexeu no meu queijo?". Que coisa bobinha! Quando eu li não pude deixar de me sentir tratado pelo autor como se eu tivesse cinco anos. Não é a toa que saiu uma versão "for kids" (como se a primeira já não fosse!).






"Quem mexeu no meu queijo? (Para Crianças)": um pleonasmo?

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pelas abordagens realizadas nos livros...