terça-feira, 3 de julho de 2007

ATENÇÃO! Eu vou revelar "O Segredo"


Não quero ser estraga-prazeres mas... vou contar!

Não gaste os 39$90 que este livro "vale" (se bem que já baixaram para 29$90 na Americanas.. hehehe..)


Um belo dia, no cinema em Floripa, me deparei com um trailer constrangedoramente mal feito. Era um tal documentário de produção para TV (depois descobri que era isso mesmo, para a TV australiana) onde um grande segredo seria revelado para todo o mundo, e isso mudaria a história da Humanidade, pois ao longo dos tempos, apenas o grandes gênios e conquistadores conheciam o Segredo!

Que estratégia de marketing desleal! Sabem qual é o segredo?

"Se você fizer pensamento positivo, mentalizar exatamente o que quer e for persistente nesse foco, conseguirá".

FIM.

É sério: o livro, e o filme, consiste em diversas citações de pensadores sobre otimismo e perseverança, bem como ilustrações e exemplos do cotidiano de várias pessoas. Tudo para expressar a "profunda" sabedoria d'O Segredo.

O segredo é o pensamento positivo. Mas ora, isso Joseph Murphy já havia defendido no Clássico da auto-ajuda "O Poder do Subconsciente", há mais de 50 anos!!! Êta gente que não lê os "clássicos", bah!


Ora, só que desta vez a mesmice veio com nova roupagem: ao invés da teoria freudiana do inconsciente (como fez Murphy) "O Segredo" faz uso de linguajar pseudo-científico, especialmente ao falar da manjadíssima Física Quântica e afins aplicada a vida cotidiana.

Por exemplo, em uma das cenas alguma celebridade prova que se trata de uma obra não-científica ao apelar para uma explicação mágica, quando diz algo como: "Você não entende como a eletricidade funciona, mas sabe que ela funciona. Da mesma forma você não precisa entender como o Segredo funciona, apenas aceitar".
O mais incrível é que esse livro e filme se tornaram a obra de auto-ajuda mais vendida de todos os tempos. Pensando bem, incrível coisa nenhuma: a auto-ajuda é uma indústria que vende mesmices recicladas para leitores não exigentes e pouco informados, mesmo.

Pois é, mas Murphy não tinha toda o aparato tecnológico para fazer um pseudo-documentário e nem a grana pra o marketing milionário...


Agora vou exercer (sorridente) um pouco de futurologia (hehehe): "O Segredo" será esquecido em alguns anos (5 ou 6) e outra obra falando as mesmíssimas coisas vai aparecer (no máximo em uma década) e se tornará outro Bestseller.

Tudo bem ter otimismo e pensamento positivo. Aliás, prego isso. O que é errado é pagar para ver esse filme ou ler o livro, pois ao fazer isso você só está alimentando uma indústria anti-ética (a da auto-ajuda) que explora a ignorância e o sofrimento de pessoas que buscam respostas para a vida, vendendo obviedades, mesmices e falsas esperanças em fórmulas mágicas.

Como diz o Adriano Falciolli, leitor deste Blog, a indústria da auto-ajuda engarrafa água de rio e vende como mineral e com propriedades medicinais!

12 comentários:

Unknown disse...

Até que enfim alguém que fala a verdade sobre os livros de auto-ajuda...
O segredo foi revelado...huahuahua...
Ja pensou se os "grandes" escritores descobrem este blog? Vão infartar...
Belo trabalho!!!

Vida que segue disse...

Se eu já não ia comprar o livro, agora então...

Você vai passar a vida deste blog lendo auto-ajuda?

Anônimo disse...

Eu discordo.
Acho que eles fizeram um bom trabalho lançando esse filme, até pq ele está ajudando muita gente que não conhecia o poder da mente.
Até entendo a parte do ''pra que tanto mistério?'' Mas eles tinham que encontrar uma forma de enfiar na cabeça das pessoas pessimistas que não adianta ficar se lamentando dos problemas da vida sendo que isto só vai fazer eles piorarem! =P
HOHOHO' Beijos - :*
By Cris

Anônimo disse...

Caro Anônimo aí de cima...
"Poder da Mente"????
WTF
Então passemos a pensar: "Não tenho contas a pagar" e num passe de mágica você não pagará mais nada misteriosamente... pqp
É incrível omo se ganha dinheiro nesse mundo enganando as pessoas, o pior é que tem gente "instruída" que compra...
Bom comentário sobre essa Freud, ops era Fraude (hehehe) chamada o segredo!

Alex Vicentini disse...

Ter um foco na vida é essencial!
Pra mim tanto o filme O Segredo como o Livro, esqueceram de mencionar uma coisa de extrema importância! Para se obter algo não basta apenas acreditar e esperar cair do céu! Para se conquistar algo é necessário muita ação. Se fosse do jeito que eles mencionam, bastaria eu ficar pensando em algo que eu desejo o dia inteiro que isso ia acontecer! Rsrsrs Eu que não vou trabalhar não pra ver!

Anônimo disse...

Ter um foco na vida é essencial!
Pra mim tanto o filme O Segredo como o Livro, esqueceram de mencionar uma coisa de extrema importância! Para se obter algo não basta apenas acreditar e esperar cair do céu! Para se conquistar algo é necessário muita ação. Se fosse do jeito que eles mencionam, bastaria eu ficar pensando em algo que eu desejo o dia inteiro que isso ia acontecer! Rsrsrs Eu que não vou trabalhar não pra ver!

Anônimo disse...

concordo plenamente que a industria da auto-ajuda vende milhoes jogando com o imaginario das pessoas...certo tudo bem!
mas estamos numa epoca onde somos engolidos pelo sistema capitalista, onde nossa vida se resume ao ''fazer sem pensar''. claro que há muito marketing para vender mas tb e necessario trazer o magico de voolta a nossas vidas.

Anônimo disse...

Este livro é chatinho e desinteressante para se ler e não tem nada de mistério, já que o "segredo" é revelado já nas primeiras páginas. No entanto, cumpre sua missão em levar para as pessoas que não têm capacidade de ler um clássico o recado para deixarem de ser tão chatas quanto uma pessoa mal-humorada e pessimista pode ser!! ;D

Anônimo disse...

Olha de há muito queria ler, ouvir ou saber de alguma opinião acerca de O Segredo -segredo? qual?-. Pois bem ,até o presente momento ,foi a única vez em que lí e percebi que a critica tem autoria, não se esconde e nem se acanha em dizer qual o segredo...
E, o pior, ele, o livro, me foi recomendado por pessoas que já de antemão eu sabia que não deveria ouvir, uma vez que são verdadeiros admiradores do nada fazer... Daí, pobre de mim feliz mortal, me deparei com baboseiras sem fim e até já desconfiava que teria que comprar uma dose cavalar de Simancol pois, mesmo enjoado de tanto besteirol me via compelido a le-lo. Mas, felizmente o meu alter-ego falou mais alto e aí , pluft, . Quanta felicidade.! rasguei-o. Armadilhas existem , apenas devemos saber que elas estão em toda parte...

Anônimo disse...

Ola, sou escritor de auto-ajuda, e quero parabeniza-lo pelo site, realmente todo o conteúdo sem exceção é brilhante, as pessoas de hoje em dia precisam olhar um pouco para trás antes de engolir as cópias do passado em novo formato, Paulo Coelho, Içami, Cury....eis as cópias arrumadinhas de um conteúdo distante. Muito Bom...

Anônimo disse...

Muito legal o blog, abriu minha mente, abraços!

Anônimo disse...

O melhor negócio a fazer é escrever um livro desses e fazer um mega marketing viral. Com celebridades brasileiras, sair na Veja. O lucro é certo! :)