quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

As Sete Leis Espirituais do Sucesso


Misticismo Indiano for business !


Deepak Chopra foi um dos primeiros gurus indianos a fazer rios de dinheiro com auto-ajuda no Ocidente. Sua obra basicamente é uma releitura “business” dos livros sagrados do Hinduísmo, especialmente o Badhavagad Gita. Seu mais bestseller é “As Sete Leis...”, que se diz “Um Guia Prático para a Relização de seus Sonhos” (está na capa do livro!).

O livro tem cerca de 100 páginas facílimas de ler, tendo sido escrito como um ensaio leve e cheio de espaços em branco entre os parágrafos.

O conteúdo é basicamente um resumex da visão de mundo do misticismo indiano focado em realização de desejos e ambições (algo bem Ocidental, não?).
As benditas 7 leis do sucesso são:

1) Lei da potencialidade: o universo é uma energia mental dinâmica, portanto tudo que pensarmos pode acontecer, já que nossos pensamentos podem interferir no Universo.
2) Lei da Doação: essa energia está em fluxo, em seu estado natural. Um fluxo de trocas que deve ser mantido
3) Lei da Ação e Reação: aquilo que damos ao universo é o que recebemos em troca.
4) Lei do Minimo Esforço: se tentarmos mudar o universo ao nosso redor com ansiedade e violência dará errado. Devemos usar a alegria, a harmonia e a serenidade do pensamento puro.
5) Lei da Intenção e do Desejo: se tivermos uma intenção de realizar algo e conseguirmos inserir ela no campo da energia universal, ela fará as coisas acontecerem.
6) Lei do Distanciamento: devemos ser livres e desprendidos, abraçando a natureza incerta das coisas. Também não devemos tentar controlar nada e nem a ningué
7) Lei do Propósito de Vida: todos temos um destino, um propósito na vida. Quando misturamos um talento especial nosso com o beneficio dos outros é que o encontramos.

Ou seja: “Tudo é possível. Relaxe, concentre-se, liberte sua mente e encontre seu destino”.

Em suma, “As Sete Leis...” não passa de uma boa síntese do solipsismo aplicado: se a realidade é uma ilusão posso então modelar essa ilusão para me ser um sonho favorável. Um livro bem mamão com açúcar, superficial e de abordagem manjada.


Um comentário:

Anônimo disse...

o duro eh lidar com alunos de psicologia que leram porcarias como essa dizendo que eh a melhor coisa que existe... haja paciencia...
adriano