segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

(ESPECIAL) Zibia Gasparetto

A auto-ajuda parece estar no sangue da família!


Oficialmente o que ela faz são "romances psicografados" (uma modalidade de Literatura baseada na fé espírita pela qual médiuns são usados como instrumentos para espíritos exercerem a arte literária na Terra). Contudo em todas as livrarias Zibia Gasparetto está nas estantes de Auto-ajuda / Espiritualismo, e não de Literatura. Por isso acho que cabe fazer um post dela aqui. Por isso e por outros dois fatos impressionantes:

1) desde 1994, quando começou sua carreira de escritora (ou melhor, pretensamente começou a ser usada por espíritos escritores, como alega) ela sempre esteve no topo de todas as listas de bestsellers de auto-ajuda do Brasil. Cada romance seu, logo após sair, fica no primeiro lugar da lista, conforme dados do site oficial de Zibia, que também diz que apenas ela e Paulo Coelho (Arggghhh!!!!) conseguem a proeza de emplacar, no Brasil, dois livros no top 10 ao mesmo tempo.

2) uma curiosidade... Zibia é mãe do figuraça Gasparetto, formado em Psicologia (mas não psicólogo, porque ele não exerce a profissão e não tem CRP) que apresenta o programa de auto-ajuda na TV "Encontro Marcado", pela RedeTV (a mesma que já teve em João Kleber seu top). "Encontro Marcado" é um show televisivo onde pessoas expõem seus problemas íntimos em rede nacional e o apresentador, irmão de Zíbia e "Espiritualista" assumido, oferece diagnóstico e tratamento imediato e ao vivo.

Não vou criticar os conceitos dos livros de Zibia aqui porque são romances, e não textos pretensamente filosóficos ou científicos como os livros assumidamente de auto-ajuda dizem ser. Por isso e porque a verdade deles é um artigo de fé (no caso, o Kardecismo) e portanto não é da alçada da Psicologia. Basicamente são romances suaves, estilo Sidney Sheldon, onde personagens sofrem e aprendem a amar com um fundo espírita que fala de missão na vida, aprendizagem, dor e expiação das falhas por meio da reencarnação e lei do Karma.

A única coisa que critico é o fato deles serem "Literatura Psicografada", segundo a autora; mas venderem como Auto-Ajuda. Me parece que a invasão de uma área por outro é uma estratégia para fazer uso da fé dos leitores.

Fica outra reflexão: só no Brasil mesmo franquias familiares de auto-ajuda...

2 comentários:

Giovani disse...

Primeiramente é necessário definir o que é literatura. Onde obviamente Zibia não faz parte. Por mais que escreva romances mediúnicos, em todos eles existe a ideia de espiritismo. Literatura é algo que vai além da religião, onde não se encaixa nos modelos que esta senhora usa para escrever.Aristóteles definiu os elementos necessários para que uma obra seja considerada literária. Por isso peço que vejas seus conceitos, aprenda o que é literatura e depois tenha uma opinião mais definida, e outra Sheldon é muito melhor que ela, me desculpe a sinceridade.

Alessandro Vieira dos Reis disse...

Giovani,

vc propos uma questão interessante sobre a Literatura.

Já tenho posts sobre isso.

Esse é um deles:

http://bestsellerdavez.blogspot.com/2008/01/auto-ajuda-literatura-ou-filosofia.html

e este é outro:

http://bestsellerdavez.blogspot.com/2007/12/matria-sobre-auto-ajuda-na-revista.html