sábado, 19 de janeiro de 2008

"Os Segredos da Mente Milionária"

Manjadíssimo... livro muito fraco mesmo!



Normalmente eu dou um jeito de conseguir o livro que vou comentar neste blog com alguém ou numa biblioteca, mas com "Os Segredos da Mente Milionária" isso não foi preciso, uma vez que o livro é todinho captável com apenas um folheada breve.

A primeira parte do livro deixa claro que é baseado em Psicologia Cognitiva, muito influenciada pela Programação Neurolingüística. Começa dizendo aquela mesmice pseudo-científica de sempre dos livros de auto-ajuda: "O que você pensa acontece", "Mentalize e tudo dará certo", "O seu mundo exterior é um reflexo do seu mundo interior", etc.

OBS: Isso é pseudo-científico porque parte da idéia errônea que as pessoas não precisam mudar seus comportamentos, seus contextos concretos, precisam apenas mudar como se sentem para que tudo mude. Sabemos que mudanças para melhor ocorrem quando operamos na realidade concreta, e não em abstrações, pois não vivemos em um mundo abstrato. Ação, pessoal! (E não ilusões).


Como prova disso, o autor passa a seguinte fórmula: "Programação mental gera Pensamentos que geram Sentimentos que geram Ações que geram Resultados".

Na parte dois do livro ele contrasta a "programação mental" das pessoas ricas com a das pessoas pobres e diz te ensinar como "programar a sua mente" para se adequar a primeira. Em seguida, são alistados 17 crenças que o leitor deve abraçar (de pessoas ricas) e 17 crenças de pessoas pobres que devem ser evitadas.

As crenças?

Bah! Mais do mesmo... Manjadíssimas. Coisas como:

"Acredite que você pode e seja otimista"


"Procure oportunidades, não obstáculos"

"Seja amigos de pessoas bem sucedidas e se afasta dos perdedores"

"Trabalhe pelos resultados, pelo sucesso, não pelo dinheiro"

"Administre bem suas finanças"

"Admire pessoas ricas, tenha elas como modelos"

etc, etc, etc.

Em suma.. "Os Segredos da Mente Milionária" é um livro tão profundo quanto um pires. Não acrescenta nada e ainda retira um pouco do dinheiro do seu bolso.

2 comentários:

Andarilho disse...

Só para deixar uma coisa clara: Psicologia Cognitiva é uma coisa e Programação Neurolingüística é outra. Sei que você é analista do comportamento e não é muito chegado em mentalismos, mas dizer que um campo científico cheio de pesquisas sérias como a Psicologia Cognitiva é a inspiração para baboseiras pseudocientíficas como esta, e ainda dizer que Programação Neurolingüística influenciou esse campo.

Discussões epistemológicas sobre cognitivismo são outros 500 ;)

Alessandro Vieira dos Reis disse...

oi, Andarilho
obrigado por sua msg
eu disse que o livro "Os Segredos da Mente Milionária" é baseado em Psicologia Cognitiva porque o proprio autor cita isso, na Introdução.
Da Psicologia Cognitiva ele tira o conceito de que é possível mudar "de dentro pra fora".
Em seguida, o texto mostra mesmo ao que veio: cita programanção neurolinguistica (ao meio 'demodê', por isso acho que ele preferiu falar na pretensamente cientifica matriz Psi Cognitiva da obra).
Abraço!