sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Não faça tempestade em copo dágua


"Minutos de Sabedoria", versão pseudo-científica
Você já viu de relance ou mesmo leu "Minutos de Sabedoria", de C. Torres Pastorino? (Tem pra vender por 1$99, acho, em qualquer banca de jornal, há decadas).
Pois é. "Não faça tempestade..." é igualzinho. Não passa de uma coletânea de frases amenas que tem por objetivo relaxar o leitor. Estilo: "Quando você começar a se sentir mal, faça um esforço feliz para se sentir bem!" Fora isso, está escrito no mesmo formato: enunciados soltos, que podem ser lidos em qualquer ordem, basta escolher uma página aleatoriamente.
O problema é que ao contrário de seu ancestral, "Não faça tempestade..." tem a pretensão de ser científico. O título de PhD do autor é exposto de forma insistente, bem como na introdução diz-se que a obra é o resultado da integração "da Filosofia Oriental com a Psicologia Ocidental".
Em suma, pura obviedade que funciona como doses homeopáticas de anestesia pro stress. A mensagem do livro é essa "Tudo na vida são copos dágua" (aliás, é o sub-título do livro) "portanto, relaxa, cara!"
Se essas doses funcionam pra relaxar? Não sei não.. Afinal, o autor "teve" que lançar novas versões do livro. Sente só os títulos:

"Não faça tempestade em copo dágua NA FAMÍLIA"
"Não faça tempestade em copo dágua NO TRABALHO"
"Não faça tempestade em copo dágua PARA ADOLESCENTES"
etc
Um dia espero que ele lance algo como "Não faça tempestade em copo dágua COM AUTO-AJUDA"

Um comentário:

ADRIANO FACIOLI disse...

hahaha... ja adorei, de cara, do subtitulo de seu post: "Minutos de Sabedoria", versão pseudo-científica...
é isso aí... continue... muito bom. estou divulgando pra todo mundo.
alias, vou fazer uma divulgaçao no orkut, para os meus 400 contatos...
grande abraço