sexta-feira, 24 de agosto de 2007

"O Homem Mais Rico da Babilônia"




Pasme, caro leitor: eu vou falar BEM deste livro!!!!
Você encontra até por 19$90 por aí, mas só compre se depois de ler este
post você ficar especialmente interessado.



"O Homem Mais Rico da Babilônia" é uma rara exceção no mercado da auto-ajuda, visto que ele é inovador, gostoso de ler e realmente tem algo a dizer.

Ok, ok, explico.

Essas qualidades do livro só são possíveis porque ele foi escrito na década de 1920. Ou seja, ele representa uma auto-ajuda ainda "pura" comparada com a indústria altamente munida de hoje.

Para a época foi uma inovação falar de educação financeira em um livro ficcional, e não em chatíssimos manuais ou colunas de jornais. Mais inovação ainda foi fazer isso no formato de uma fábula moral. A narrativa é cativante e divertida, e gira em torno do Reino da Babilônia, onde o Rei ordena que Arkad, o homem mais rico do Reino, ensine a seus ministros e uma grande comitiva de comerciantes a arte de enriquecer, para que assim a Babilônia se torne o mais próspero dos impérios.

"O Homem mais rico.." tem algo a dizer no sentido de dar boas dicas sobre finanças pessoais, como sempre reservar 10% da renda assim que botar as mãos no dinheiro. Isto é, poupar primeiro, gastar depois e no fnal do mês decidir onde investir o que foi poupado.

Aliás, o livro é uma série de dicas como essa, num formato de fábula moral. Nada mais.

Não tem nenhuma pretensão real de "ajudar as pessoas", revelar segredos do universo, ou curar problemas, etc.

Não passa de uma "
história infantil para adultos", sobre um tema bem sério: grana.

Atenção: só compre se o tema "Educação Financeira" for de fato muito importante pra você. Caso contrário, vale mais a pena ler um resumo dos conceitos em algum site e não gastar os 19$90.

Nenhum comentário: