sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Tipologia de livros de auto-ajuda

Neste post especial vou expor uma tipologia de livros de auto-ajuda que criei.

Entendo que todos que lêem esses livros procuram ajuda para mudar algo em suas vidas. Por isso os dois critérios de avaliação tipológica desses livros são justamente esses:

a) proposta de ajuda

b) tática para mudança

Pelo critério a), a auto-ajuda varia em um gradiente que vai de "Instrução" a "Cura". (Alguns livros prometem como ajuda algumas instruções para a a vida, enquanto outros prometem curar doenças e afins).

No pólo "instrução" temos os livros que são os "Dicas de Mestre" sobre assuntos gerais. Por exemplo, "Talento para Vencer", de Jack Welch, que fala genericamente sobre liderança nas organizações. Um terceiro tipo de livros de auto-ajuda de instrução são os "Manuais de Intrução". Eles parecem os "dicas de mestre", com a diferença de que o autor não é um mestre, isto é, uma sumidade reconhecida e em geral o tema é específico. Ex: "Pai Rico Pai Pobre", do antes desconhecido Robert Kyiosaki, sobre educação financeira para crianças.
Ainda como "instrução" ponho livros que costumam ser classificados como "Vida Prática", isto é, aqueles que te ensinam algum ofício ou hobby ("Como Tricotar", por exemplo).

Já no pólo "cura" temos no extremos os "Panacéias", isto é, os livros que prometem curar todos os problemas. Ex: "Você pode curar sua vida", de Lousie Hay. Afunilando, também temos os livros "Terapêuticos", que prometem curar problemas específicos, como "Superando a Dislexia", ou algo assim.

Pelo critério b), esses livros variam entre "mudar o mundo e você muda em seguida" a "mude você e o mundo muda depois". Ou seja, de lado os livros que dizem que a mudança ocorre de dentro pra fora e de outro os que dizem que ela ocorre de fora para dentro.

Alguns livros de auto-ajuda pregam que a mudança se dará pelos sentimentos e pela "interioridade" do leitor. Todos os de Programação Neuro-Lingüística se enquadram nesse tipo. Já outros dizem que importante mesmo é aprender novos hábitos, novas rotinas de vida, a mudar seu contexto. Por exemplo, "Pai Rico Pai Pobre", que ensina competências financeiras.

O gráfico a seguir é uma síntese de minha tipologia :



Assim, por exemplo, "Pai Rico Pai Pobre" estaria situado nesse gráfico perto de "Ajuda com Instrução" (pois se propõe a ensinar competências) e "Mudar de fora para dentro" (porque diz que a solução está em aprender hábitos e mudar seu mundo particular). Já "Você pode curar sua vida" estaria numa posição radicalmente oposta: perto de "ajuda com cura" e "mudança de dentro para fora".

OBS: em geral, os únicos livros de auto-ajuda que podem ser bons estão situados no pólo "Instrução". Ex: "Paixão por Vencer", de Jack Welch (por causa da notoriedade do autor, que torna o livro leitura útil por valor histórico).

Nenhum comentário: