quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Casais Inteligentes Enriquecem Juntos





Seja financeiramente esperto: não gaste 30$ neste livro






Todos os livros de auto-ajuda financeira dizem mais ou menos as mesmas coisas: “Entenda seu perfil de desejos”, “Seja previdente”, “Não gaste muito”, “Invista o que poupar”, “Trace objetivos”, etc, etc, etc.

Casais Inteligentes...”, do atualmente consultor pop e palestrante motivacional Gustavo Cerbasi, não foge a regra. Ele diz as mesmas coisas, p.e., que “Investimentos - Aprenda a Lidar com Seu Dinheiro” diz (também resenhado neste Blog).A única coisa peculiar nele é que o enfoque no ciclo de vida de um casal padrão (heterossexual, monogâmico e formado de família nuclear).

Ao lado do pacote das obviedades financeiras “Casais Inteligentes...” traz dicas esparsas sobre hábitos que casais de namorados devem ter, depois de recém-casados e assim por diante, seguindo as fases do ciclo vital do casal: quando os filhos nascem, quando os filhos ficam grandes e sem vão, quando o casal fica sozinho na maturidade, etc.

Mas, cá entre nós, as dicas são mesmo ruins. Por exemplo, na parte dedicada a dicas para como o casal lidar com a mesada dos filhos consta apenas duas páginas de um texto superficial, que não responde a quase nada. Para casais de namorado, as dicas são toscas: “Como não gastar muito para comprar um presente para sua namorada”.

Além desses fatos há um outro livro clássico de auto-ajuda, escrito há decadas, chamado “Casais e Dinheiro”, de Victoria Felton-Collins que é muitíssimo mais denso e profundo na temática. Até parece que Gustavo Cerbasi leu “Casais e Dinheiro” e fez uma adaptação superficial para o público brasileiro.

Em suma, vale mais a pena que o casal tenha conversas francas e/ou peçam orientações e dicas para casais mais maduros do que gastar 30$ nesse livro.

Nenhum comentário: