domingo, 20 de dezembro de 2009

O Alquimista - Paulo Coelho


Faz muito tempo, muito mesmo, que não escrevo aqui.  (meu último post para este blog foi há  2 meses). Por isso resolvi retomar o “Bestseller da Vez” em grande estilo. Falando do maior autor de bestseller brasileiro (afff!) e membro da Academia Brasileira de Letras (afff! 2): Paulo Coelho.

Sua prosa é pobre em termos técnicos. Seus temas são batidíssimos (sonho, força, liberdade, etc). Sua proposta filosófica é superficial e confusa. E, surpreendentemente, Paulo Coelho é o autor brasileiro mais celebrado do mundo, sendo muito lido na França (!!!) . O objetivo deste post não é explanar sobre os motivos do sucesso de Paulo Coelho (até porque é apenas um: as pessoas se comovem com livros ruins que parecem ensinar sabedoria de forma acessível). Este post é sobre seu primeiro grande sucesso, um livro muito citado no meio da autoajuda: O Alquimista.




A Trama


“O Alquimista” é a história de Santiago, um jovem pastor de ovelhas na Espanha que vive frustrado até o dia que sonha com um tesouro nas pirâmides. Depois de ouvir uma cigana, nosso herói vende tudo que tem e vai atrás do tesouro no Egito. Muitas dificuldades acontecem, mas Santiago não esmorece, até que acha o foi atrás.


As 3 frases lapidares

A aventura de Santiago é um pano de fundo para que Paulo Coelho solte 3 de suas frases mais famosas: 


- “Quando você quer muito uma coisa, todo o Universo conspira para que você consiga”, 


- “Se você se dedicar a realizar seus sonhos, vai compreender a alma do mundo” e 


- “No final tudo acaba bem. Se não está bem ainda, é porque ainda não acabou”.

Esses 3 ditados Paulocoelinos são a essência de “O Alquimista”. Santiago faz a loucura de ir atrás de seus sonhos a todo custo, por isso é recompensado pelo Universo com o sucesso e a felicidade. Devemos imitá-lo e tudo dará certo. FIM.


Como pode?

Eu me pergunto: como pode um livro como esse ser tão celebrado mundialmente?

O Alquimista é apenas mais um livro sobre o pensamento positivo aplicado a realização de nossos sonhos.


Óbvio que se quisermos realizar nossos sonhos temos que nos dedicar e trabalhar para isso. Mas isso que “Todo o Universo conspira”, “Tudo sempre acaba bem” e afins é pura balela.  Na vida real temos que contar com algo mais que essa fé infantil (que tal trabalho duro?) Pois se não for assim tudo pode dar errado sim.


Aliás, a frase número 1 das 3 citadas anteriormente é uma paródia de uma citação de Goethe. O poeta alemão disse: "Quando você trabalha muito por muita coisa, todo o Universo conspira para você conseguir".


Perceberam o que Paulo Coelho fez?


Tirou "trabalha" e pôs "quer". 


Para Paulo Coelho, basta queremos, mentalizarmos, emitirmos energias positivas, e o resultado virá até a nós.


Sei não, hein... Mas eu boto mais fé na opinião do Goethe...


5 comentários:

ADRIANO FACIOLI disse...

É importante também dizer que há aí uma distorção de um pensamento de Goethe. Este assim disse: “Quando perseveramos, o universo conspira em nosso favor”. Ou seja, uma diferença muito grande. A auto-ajuda nos incita a desejar, é o mercado dos desejos, do sucesso, da venda incessante de ilusões. Goethe estava nos incitando a agir. O que é completamente diferente...

Eduardo Real disse...

Parabéns Alessandro!
Essas ideologias, como essas e ad do "O Segredo" estão chovendo por aí. Pois é algo doce, mas falso.

No blog "Dragão da Garagem" fizeram um guia cético sobre o filme

http://dragaodagaragem.blogspot.com/2007/11/o-guia-ctico-para-assistir-o-segredo.html

Abraço

Diego disse...

É um grande alívio que o blog tenha voltado, e com louvor. Confesso que sou um grande denunciador das falácias e mentiras que a auto-ajuda propugnaram na psique humana. Parabéns pelo blog, e se quiser, dê uma passadinha no meu: www.projetophronesis.wordpress.com
É sobre filosofia, e lá colocamos nossos melhores trabalhos academicos e materiais originais sobre o assunto.
Até mais.

John Érico disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Paulo Coelho quis dizer que o universo conspira a nosso favor, porque se lutar-mos por nossos sonhos somos recompensados, se lutarmos com dignidade, o universo vai conspirar a nosso favor quando você lutar com vontade para conseguir, por mais que sofremos durante o trajeto como Santiago sofreu, e não conseguiremos nosso tesouro, nossa recompensa, nem que seja a experiencia do que vivemos!