sexta-feira, 23 de novembro de 2007

(Especial) Fritjof Capra

Ele é anti-capitalismo, mas é o consultor empresarial mais bem pago da Europa...




Você pode estar se perguntando: "Um momento.. Fritjof Capra escreve auto-ajuda?"

Defendo que sim. E de um tipo bem pernicioso: que faz uso de Ecologia e Religião.

A obra de Capra é um misto de Fìsica Teórica, Ecologia e Misticismo. Desse pacote ele extrai receitas para tudo: como curar o mundo, como melhorar a política, como otimizar a economia, como salvar uma empresa, etc.

Fritjof Capra é Físico Teórico mas ganhou a vida como consultor empresarial e escritor de bestsellers.

O primeiro mais famoso foi "O Tao da Física", onde ele defende que a Física Quântica e a Filosofia Oriental falam das mesmas coisas. Esse livro foi escrito logo depois de Capra conseguir sair vivo dos anos 1970, onde assume que abusou de todo tipo de substâncias.

Em seguida veio "O Ponto de Mutação", onde ele é mais prático e demonstra como a Política e a Economia devem se adequar a uma visão ecológica e mística. Esse livro rendeu um modorrento filme homônimo.

Em "Sabedoria Incomum" ele dialoga sobre Fé e Religião com representantes de diversas crenças, para concluir que a Ciência do século XXI apontará para o misticismo oriental.

O livro mais importante conceitualmente dele é "A Teia da Vida", na qual ele diz finalmente ao que veio. Sua teoria fundamental é que as coisas são sistemas vivos, e como tal têm quatro propriedades fundamentais:

1) Estrutura delimitada por uma membrana seletiva

2) Fluxo de matéria e informação que mantém a estrutura se renovando ciclicamente

3) Sistema de tomada de decisões que permite uma seletividade em relação ao meio

4) Um propósito, significado de existência no meio ambiente, interligado a outros sistemas vivos.


Esses 4 pontos são o núcleo da "Ecologia Profunda" de Capra (visão de homem e de mundo que ele defende).

Em seus livros, muito consultados por grandes empresários, ele defende que a empresa deve ser vista como um sistema vivo nesses quatro termos. Da mesma forma, ele também defende que a Sociedade é um sistema vivo, e por aí vai.

Mais recentemente Capra lançou "Alfabetização Ecológica", que não passa de um aprofundamento desse modelo quaternário de sistema vivo.

Apesar de ir contra o capitalismo, ele não se incomoda nada em cobrar até 100.000US$ por palestra de 1 hora, e ser o consultor empresarial mais bem pago da Europa há quase 15 anos.

Importante: Capra não é um cientista. Ele é um divulgador de saberes científicos (mesclados com saberes religiosos, filosóficos particulares, etc) no formato de auto-ajuda.


Se alguém me pergunta quem é Capra, eu resumo assim: "É um Físico Teórico que não obteve sucesso em sua profissão e foi esperto, se tornando um autor de bestsellers de auto-ajuda empresarial".

Um comentário:

adriano disse...

gostei, alessandro. faltava alguem ser mais critico com capra. mas o pior mesmo é ver gente que nem o leu, "citando-o" para reforçar argumentos religiosos ou mesmo divagaçoes pseudocientificas.
adriano