quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A Dieta dos 17 Dias

.
Puta que pariu!


Mas é sempre a mesma merda: vez por outra sai um bestseller prometendo milagres em termos de emagrecimento, boa forma e afins.


E o bestseller da vez, nesse campo, é  "A Dieta dos 17 Dias".


Continue lendo e você me agradecerá, caso estivesse pensando em gastar sua grana nesse livro...






Antes de mais, todos esses livros de dietas e exercícios que prometem resultados mágicos em tantos dias são pura besteira.


Isso porque eles fornecem fórmulas que não levam em conta as peculiaridades genéticas, ambientais, comportamentais de cada. Querem um exemplo? Esse aí embaixo:






Pra ficar com a barriga sarada assim em 30 dias só se o cara já tiver um histórico de exercícios prévio, combinado com hábitos alimentares de atleta e privilégios genéticos suficientes pra encher um carrinho de mão (Ou ele for muito rico e pagar umas cirurgias e usar drogas experimentais arriscadas).


Ocorre que o livro faz parecer que todos podem chegar ao mesmo resultado (a barriga-tanquinho). E não apenas isso: podem em apenas 30 dias. "É só querer!". Afff!


PURA BESTEIRA! Quem promete isso está apenas tentando roubar seu dinheiro.


Voltemos ao bestseller da vez, a Dieta dos 17 dias...


Antes de mais nada, não fácil descobrir que esse número, 17, é tratado de forma quase mágica no livro. O autor defende que o organismo passa por fases de 17 dias para se adaptar a ciclos dietéticos. Não há nenhum ciência por trás disso, contudo.


Achei especialmente suspeito o fato dos 17 dias de ciclo combinarem com 17 minutos diários de exercícios... afff!


"Ah, Alessandro, e se a dieta funcionar? Minha cunhada fez e deu certo". Aí eu respondo: deu certo por quanto tempo? O que muda as pessoas fisicamente não é um programa com início, meio e fim, mas reeducação alimentar pra vida toda, combinada com a prática de exercícios, esportes, bom sono, abstinências de drogas, etc.


Um programa de perda de peso rápida assim pode até ser útil para um atleta que precisa urgentemente baixar sua categoria de peso, ou para uma modelo que tem um desfile pra ir e precisa parecer mais esguia... Mas para 99,99% das pessoas que compraram o livro, é pura perda de tempo (E grana).


No mais, pelo que li da explicação do Dr. Mike, autor da dieta, trata-se de puro "mais do mesmo":

- coma várias refeições leves por dia



- capriche na salada


- alterne grupos alimentares


- faça uma desintoxicação com frutas


- etc, etc, etc


Desde 1900 e bolinha que todo mundo já sabe disso. Só que de vez em quando há variações da moda, do tipo "A ordem agora é carregar na proteína",  e em seguida: "Galera, proteína é veneno. Todo mundo pros carboidratos!". (Essas variações não respeitam as diferenças do organismo de cada um e têm pouco de científico, aliás).


Tudo bem que uma Dieta-dos-17-Dias pode servir de empurrãozinho e encorajamento para tudo isso começar, assim também poderia ser com a Dieta-da-Lua, a Dieta-do-Verde, a Dieta-de-Bervelly-Hills, etc,etc, etc, (porque, creio, todas elas funcionam igual, meio que a base de placebo), e todas elas estão de graça na internet já. Portanto, você não precisa gastar sua grana nesse bestseller da vez.


.

9 comentários:

Anônimo disse...

Já perdi 5 kg com a dieta dos 17 dias em 2 semanas. se vc acha ruim, eu acho ótimo...

Alessandro Vieira dos Reis disse...

o ponto é, Anônimo, que vc teria perdido peso com qualquer dietinha bem feita, SEM PAGAR POR ESSE LIVRO RUIM

Anônimo disse...

kkkkk muito engraçado a maneira como fala sobre os livros. é justamente aquilo que eu queria ouvir.

o pior de tudo é que tem gente que defenda esses bestsellers vorazmente.

estava pensando, porque não VOCÊ escreve um bestseller? com seu conhecimento das "receitas" e muita enrolação, com certeza iria faturar algum trocado.

Carlos

fabiana disse...

hahaha, adorei! Tirando o palavrão inicial, claro. Caí no seu blog por acaso e acabei "perdendo" um tempão por aqui. Acidez e mau humor (que parecem ser seu tempero) rendem posts ótimos. Uma dica é zelar um pouquinho mais com a grafia, hein. De resto, curti um monte e lerei com frequência. Aliás, se você postar com frequência, claro! risos

Anônimo disse...

Bom dia. Pesquisando na internet achei seu blog. Sou psicóloga também e me identifiquei totalmente com suas colocações. O ponto negativo foi que perdi um tempão aqui (na verdade acho que ganhei...rsrs). Espero que em 2012 você possa postar com mais frequência. Continuarei visitanto seu blog.

Anônimo disse...

Bem as pessoas se apegam a qualquer coisa para fazer o impossivell so a forca de vontade realiza desejos empossivel.

Bruno de Oliveira disse...

Volta logo com o blog, cacete! Aqui é legal pra caramba, poxa. Não tem nada na net assim, acho o máximo alertar as pessoas e abordar coisas bizarras com humor. Volte logo com essa bagaça aqui!

Anônimo disse...

Cadê mais do blog??? É muito bom....tem q continuar!

Anônimo disse...

Põe o download dele pra galera...assim ninguém gasta nada e você atinge o objetivo.