quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Autoajuda prejudica autoestima

Baixa auto-estima piora com auto-ajuda, indica estudo.
Declarações de livros de auto-ajuda, como "vou ter sucesso" ou "sou uma pessoa adorável", podem surtir efeito negativo em pessoas com baixa auto-estima. A constatação vem de um estudo americano publicado em 07/2009 na revista "Psychological Science".

Os pesquisadores pediram a participantes com alta e baixa auto-estima que repetissem a frase "sou uma pessoa adorável" e, depois, mediram o humor e o que sentiam sobre si mesmos. Aqueles com baixa auto-estima se sentiram ainda pior após repetir as frases.

Em um estudo posterior, os participantes listaram pensamentos negativos e os positivos sobre si. Os psicólogos observaram que os voluntários de baixa auto-estima se sentiam melhor quando podiam ter pensamentos negativos do que quando focavam exclusivamente em ideias positivas.

Para os especialistas, pensamentos positivos podem provocar sentimentos contraditórios em pessoas com baixa auto-estima. Ao ter de pensar positivamente, pode-se considerar os pensamentos negativos ainda mais desanimadores.

Folha de S.Paulo

5 comentários:

Felipe Cardoso disse...

sensacional! será que isso é genético?

Anônimo disse...

Enfim pesquisaram o que os psicólogos cognitivistas já sabiam!Auto-ajuda naõ funciona, o que possui eficácia comprovada é a reestruturação cognitiva.

Manoel disse...

Amigos,

Manoel Amaral, acaba de lançar mais um livro de contos; As Aventuras do Osvandir, ufologia com humor.
http://osvandir.blogspot.com/2009/01/lanamento-livro-as-aventuras-do.html

ADRIANO FACIOLI disse...

precisa aprofundar esse negocio aí... nao entendi muito bem nao...
um abraço

Eduardo Real disse...

Ao Adriano e aos outros.
A pesquisatrata da "terapia" de repetir afirmações (que data dos anos 20). Nesse "tratamento" a pessoa repete diversas frases positivas antes de dormir e depois de acordar. Pois elas entrariam no subconciente. Mas várias pesquisas mostram que tudo isso é ineficaz e essa nova pesquisa mostra que além de não ajudar ela pode ser prejudicial.

No texto de Steven Kraus, ele aborda esse e outras coisas sobre auto-ajuda.
http://www.psychotherapy.net/article/Self_Help_Snake_Oil

Abraços